Cursos Oficiais

Estes são os cursos oficiais, com material e certificados cedidos pela Embarcadero, realizados por instrutores certificados – presencialmente ou ao vivo pela web para sua maior comodidade:

RESUMO: Neste treinamento o aluno será apresentado ao ambiente Delphi e aprenderá a explorar os recursos do IDE para obter a máxima produtividade. Também será apresentado à linguagem object pascal e sua sintaxe, ao desenvolvimento orientado a eventos e terá uma introdução à orientação a objetos. O treinamento apresentará, ainda, uma visão geral sobre projetos web com Delphi e desenvolvimento de aplicações desktop em rede com bancos de dados.

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

PRÉ-REQUISITOS: Conhecimentos básicos de computação e lógica de programação.

PÚBLICO ALVO: Profissionais que não utilizam o Delphi e queiram conhecer a ferramenta.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Visão geral do produto: novidades do Delphi e seus principais recursos, história do Delphi, compatibilidade de versões, edições do produto, apresentação do IDE, Look and Feel, principais blocos e funcionalidades; A linguagem Delphi: palavras reservadas, tipos de dados, operadores, procedimentos, funções, estruturas condicionais e de repetição, desenvolvimento baseado em componentes e eventos; Tipos de aplicações: desktop, web com IntraWeb, multicamadas com DataSnap, introdução a relatórios com FastReports; Introdução ao desenvolvimento de banco de dados: o que é um banco de dados, banco de dados local e remoto, integridade referencial, procedimentos e gatilhos, suporte ao desenvolvimento de banco de dados no Delphi 10. Exercícios e exemplos Introdução à modelagem UML integrada ao IDE

RESUMO: relatórios são essenciais em projetos, pois são o caminho para se extrair as informações dos dados. Um dos melhores frameworks para a criação de relatórios da atualidade, o FastReport, é amplamente abordado neste treinamento, que aborda desde a construção de relatórios simples a complexos, com recursos mais avançados, como herança, exportação, gráficos, variáveis, scripts e migração de outros frameworks.

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

PRÉ-REQUISITOS: desenvolvimento de aplicações desktop ou conhecimentos compatíveis.

PÚBLICO ALVO: desenvolvedores que queiram ter relatórios profissionais em seus sistemas, disponibilizando informações úteis aos seus clientes, através de recursos avançados deste gerador de relatórios.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução: obtendo o FastReport, principais componentes, a IDE do FastReport, criando o banco de dados; Relatórios simples: relatórios via Wizard, ligando textos a datasets, formatando textos, formatação condicional, formatação de números, formatação em HTML, exportando relatórios em outros formatos; Relatórios Avançados: criando relatórios manualmente, variáveis do sistema, datasets e funções, herança de relatórios, agrupando dados, criando índice para o relatório, relatórios mestre x detalhe, variáveis de relatórios, scripts e gráficos; Recursos Úteis: relatórios com colunas, código de barras, design do relatório em tempo de execução, criando um preview personalizado, convertendo relatórios do RaveReport e do ReportBuilder.

RESUMO: Este treinamento fornece ao profissional o conhecimento avançado sobre IDE e todas as suas funcionalidades, com foco na máxima produtividade. Tudo sobre depuração de código, componentes visuais e de acesso a banco de dados serão abordados, além da apresentação de conceitos de modelagem, orientação a objetos e padrões de projeto. O módulo ensina, ainda, a trabalhar com pacotes, desenvolvimento multicamadas e criação de gráficos e de relatórios.

CARGA HORÁRIA: 40 horas.

PRÉ-REQUISITOS: Delphi Essentials ou conhecimentos compatíveis. Público Alvo: Interessados no desenvolvimento de aplicações de negócio e banco de dados com Delphi.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: IDE: O project manager, opções de projeto e do IDE: Delphi compiler, code generation, debugging, runtime errors, syntax options, hints and warnings, linking, resource compiler, directories and conditionals, forms, version info, packages, symbol tables, build configurations, visual form designer e code editor; Programação orientada a objetos: abstração, encapsulamento, herança, polimorfismo, classes vs. objetos, construtores e destruidores, métodos dinâmicos e virtuais, escopo de classe, propriedades, typecast, operadores is/as, sobrecarga de métodos, método abstrato, class methods, tipos aninhados, class helpers, classes seladas, herança de formulários; Regras de negócio: problemas do mundo real, regra de negócio vs. lógica de negócio, código de interface, por que isolar lógica de negócio e código de interface?; Diagrama de classes UML: Importância da UML, diagramas de caso de uso, classes, pacotes e objetos, sequência, colaboração, estado, atividade, componente e implantação, Together, Livesource, design patterns, auditorias e métricas, documentation generation, Delphi class explorer; Padrão de projeto singleton: o que é?, quando deve ser utilizado? O padrão singleton na prática; Elementos básicos de interface: arquitetura da VCL, usando formulários, criando e gerenciando menus, caixas de diálogo, actions, coolbars, pagescrollers, toolbars, statusbar, pagecontrols, fontes e cores, TAnimate, monthcalendar, novos componentes da VCL; Tratamento de exceções: o que é uma exceção?, blocos protegidos, tratando exceções, classes de exceções, proteção de recursos, try finally, disparando e redisparando exceções; Depurador do Delphi: roteiro de depuração, controlando a execução do programa, definindo breakpoints, ambiente do depurador, breakpoint list, watch list, local variables, call stack, threads, modules, Cpu, Fpu, event log, evaluate/modify, controlando o fluxo de depuração; Desenvolvimento avançado de banco de dados: visão geral, arquitetura do Delphi para banco de dados, a interface do usuário, datamodules, datasource, dataset, tecnologias de acesso a banco de dados a conexão de dados, DBExpress,conectando-se a um servidor de banco de dados; TClientDataSet: dados locais, TFields, tipos de TFields, Lookup, Aggregates, integração com DBExpress; Rreconciliando erros, buscando dados, master/detail, distribuindo aplicações de banco de dados. Usando pacotes: definição de packages, design-time e runtime packages, por que usar pacotes?, a estrutura de pacotes, pacotes e dlls, igação dinâmica e estática; Indo além: introdução ao padrão MVC, introdução aos componentes TChart para criação de gráficos, introdução ao VLC for the Web para desenvolvimento Web, introdução ao Rave Reports para criação de relatórios, introdução ao DataSnap para desenvolvimento multicamadas.

RESUMO: aplicações geograficamente distribuídas de alta performance e conectividade são cada vez mais necessárias no mercado. Este treinamento apresenta as arquiteturas de sistemas e a tecnologia DataSnap para capacitar o profissional a criar soluções com o Delphi. O treinamento apresenta todos os componentes envolvidos, a criação de servidores de aplicação com suporte a TCP, HTTP, REST e JSON, callbacks, filtros de compactação e criptografia. Do lado cliente, a criação de aplicações para manutenção de dados, serialização de objetos e a autenticação com servidores também serão apresentados.

CARGA HORÁRIA: 24 horas.

PRÉ-REQUISITOS: desenvolvimento de aplicações desktop ou conhecimentos compatíveis.

PÚBLICO ALVO: desenvolvedores de sistemas desktop e/ou client-server que queiram aprender desenvolvimento multicamadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução: qualidade de software, arquiteturas de software, os modelo em uma, duas, três ou n camadas, casos de sucesso; DataSnap básico: a criação de uma aplicação em multicamadas, erros clássicos, MIDAS, opções de instanciação, remote data module, opções de conexão, registrando um servidor, criando o cliente, manipulando dados, técnicas de otimização, enviando instruções SQL dinâmicas para o servidor, usuários concorrentes; Novo DataSnap: tipos de servidor de aplicação, DataSnap Server, Server Container, componentes e eventos, ServerMethodsUnit; conexão com servidor de aplicação via DBExpress, filtros de compressão e criptografia, criando um filtro para logs, DataSnap para WEB, rest, JSON, métodos anônimos, callbacks.

RESUMO: aprofundando os conhecimentos da VCL e da reutilização de código, este treinamento aborda desde a programação orientada a objetos avançada até a utilização de editores de propriedades, passando pela criação de classes e estruturas bases, pelo funcionamento dos component packages e das mensagens do Windows.

CARGA HORÁRIA: 24 horas.

PRÉ-REQUISITO: desenvolvimento de aplicações desktop ou conhecimentos compatíveis.

PÚBLICO ALVO: desenvolvedores que queiram ampliar seus conhecimentos nos paradigmas da orientação a objetos e na extensão e/ou criação de componentes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Programação Orientada a Objetos Avançada: class completion, constructors e destructors, FreeAndNil, herança múltipla, escopo de visibilidade, classes “amigas”, polimorfismo, diretivas de métodos, métodos abstratos, referência uniforme, propriedades somente leitura, validações de propriedades, propriedades vetoras, ponteiros de métodos, sobrecarga de métodos, typeCasting, operadores is/as, class functions, Pacotes: por que usar pacotes?, pacotes ou DLLs?, pacotes de execução e pacotes de design, ordem de pesquisa por pacotes, criando pacotes, opções para projeto de pacote, carregando pacotes dinamicamente. Mensagens do Windows: SendMessage, TControl.Perform, ComboBox com abertura automática, mensagens do Windows, customizando mensagens do Windows, parâmetros WParam, LParam e Result, SendMessage vs. PostMessage, arrastando e soltando a partir do Windows Explorer, WM_SYSCOMMAND; Criando Componentes: modelos de componentes, criando e instalando um componente, TWinControl.CreateParams, TCaptionWrapButton, TComponent.Loaded, combinando componentes, TComponentState, adicionando propriedades, adicionando eventos, substituindo eventos, valor padrão para propriedades, adicionando números de linha e coluna a um TMemo, substituindo eventos, criando Ícones para componentes, Data Aware Controls, Data Aware TDateTimePicker, TComponent.Notification; Editores de propriedades e editores de componentes: TPropertyEditor, RegisterPropertyEditor, componente TSound, TSoundFileNameProperty, subclasses de TPropertyEditor, métodos Get e Set de TPropertyEditor, categorias de propriedades, código fonte dos editores de propriedades e de componentes do Delphi, editores de componentes.

RESUMO: Este treinamento permite ao desenvolvedor dar seus primeiros passos no sentido de usar o Delphi para criar aplicações que rodem em dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, explorando todos os recursos dos aparelhos, fazendo acesso ao hardware, sistema operacional e até mesmo a banco de dados, local e remoto.

CARGA HORÁRIA: 32 horas.

PRÉ-REQUISITOS: Conhecimentos básicos de computação, lógica de programação e plataformas Android, MacOS e iOS.

PÚBLICO ALVO: Desenvolvedores que desejam criar aplicações para Android e iOS (iPhone, iPad e iPod Touch).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Configurando o ambiente: Pré-requisitos; Instalando e Configurando as ferramentas; Compilando e Simulando apps; Criando um ambiente no MacOS; MacInCloud; Compilando e rodando no dispositivo; Aplicações Móveis: Criando aplicações usando os principais componentes de interface; Diretrizes para construção de interfaces; Explorando o Dispositivo: Fazendo uso dos principais recursos do dispositivo tais Câmera; Acelerômetro; Bússola; GPS; Maps; Fazendo ligações; Trabalhando com arquivos e etc Acessando dados: Visão geral; Banco de dados local IBLite; Banco de Dados local Interbase ToGo; Introdução ao DataSnap;