A solução Enterprise Connectors permite que você se conecte a mais de 80 fontes de dados, utilizando o Delphi e o C++ Builder: https://www.embarcadero.com/products/enterprise-connectors.

Entre essas fontes, nós temos o SAP, um os ERPs mais utilizados no mundo.

Para demonstrar como é fácil conectar o SAP usando o Enterpise Connectors com o FireDAC, decidi criar um cliente SAP mobile nativo para Android e iOS, usando o Delphi e o FMX do lado cliente, e RAD Server/FireDAC do lado servidor.

Visão geral da solução

Em linhas gerais, a ideia é permitir que a aplicação mobile exiba dados diretamente do SAP em tempo real, por exemplo, mostrando um resumo das vendas de um período.

Para realizar esta tarefa, teremos uma conexão SAP com FireDAC na implementação do nosso RAD Server, o que nos permitirá consultar a entidade do Sales Document através do NetWeaver: http://www.se80.co.uk/saptables/v/vbak/vbak.htm

A parte legal do Enterprise Connectors é que você, basicamente, pode emitir consultas SQL ANSI padrão de qualquer fonte de dados suportada, tão fácil como contar até 3.

Implementação de servidor

Nossa aplicação servidor é uma aplicação RAD Server usada para publicar as APIs REST que precisaremos. Antes de começar, eu tive que instalar o driver SAP da coleção Enterprise Connectors disponível para trial no GetIt: https://community.embarcadero.com/blogs/entry/enterprise-connectors-are-now-live

Nosso servidor tem apenas um método, responsável por capturar os dados da entidade VBAK, que é serializado como JSON usando o TFDSchemaAdapter:

Implementação Cliente Mobile

Nossa aplicação cliente tem um ListView usando o estilo Dynamic Appearance para exibir os dados de vendas, e uma TChart mostrando as vendas totais por departamento.

Algo para você observar no código a seguir, estou usando a funcionalidade FireDAC’s LocalSQL para executar um formulário SQL, que resume os dados e preenche o gráfico no lado cliente, evitando chamadas adicionais para o servidor (neste caso o NetWeaver) e aumentando o desempenho do cliente.

Patrícia Teves

Embarcadero lança novo Programa Acadêmico Gratuito Preview do Linux e desconto de até 20% para linha RAD só na Embarcadero Conference